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Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

Ajudamos a desenvolver, aprimorar ou restaurar questões relacionadas à comunicação como fala, linguagem, voz, audição e deglutição utilizando diversas técnicas terapêuticas, exercícios e dispositivos para ajudar os pacientes a alcançar seus objetivos.

  • Prevenção
  • Avaliação
  • Tratamento
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Explore todo o potencial da comunicação

Detalhes do serviço:

Ajudamos pessoas de todas as idades a alcançar seu potencial máximo de comunicação. Trabalhamos em estreita colaboração com cada cliente para fornecer avaliação personalizada, diagnóstico preciso e planos de tratamento individualizados. Utilizamos abordagens baseadas em evidências e promovemos o desenvolvimento, a reabilitação e a manutenção da comunicação eficaz.

Atendemos uma variedade de necessidades, desde bebês com atrasos no desenvolvimento da linguagem até adultos com distúrbios de voz ou problemas de deglutição decorrentes de lesões ou condições médicas. Nossos serviços incluem terapia da fala e linguagem, treinamento vocal, reabilitação auditiva, terapia de deglutição, entre outros.

O que você precisa saber?

As primeiras palavras surgem entre 12 e 18 meses, quando a criança começa a controlar a produção de sons e já compreende o significado de vários objetos e pessoas do seu cotidiano. Essas palavras iniciais são geralmente as mais importantes e fáceis de produzir. Entre 18 e 24 meses, ocorre uma "explosão do vocabulário," onde ela aprende novas palavras rapidamente, duplicando ou triplicando o vocabulário em poucos meses. Se aos 2 anos a criança ainda não fala ou fala muito pouco, é importante buscar orientação de um fonoaudiólogo especialista em linguagem.

A produção de frases começa por volta dos dois anos, quando a criança tem vocabulário suficiente. Inicialmente, as frases são formadas principalmente por substantivos e verbos (ex: "quer água"), com omissão de palavras como preposições e conjunções. À medida que a criança cresce, observa as frases ao seu redor e, com o aumento do vocabulário (incluindo adjetivos, pronomes e advérbios), aprende a construir frases completas. Por volta dos quatro anos, espera-se que a criança consiga falar frases com poucos erros gramaticais.

Diversas condições podem comprometer a aquisição e o desenvolvimento da fala e linguagem na criança. Para um desenvolvimento adequado, é essencial que as áreas neurobiológica, cognitiva, social e emocional estejam preservadas. Condições neurológicas, síndromes genéticas, deficiências sensoriais (auditiva ou visual) e questões sociais e emocionais podem afetar a fala e a linguagem. Além disso, prejuízos de linguagem podem ocorrer sem uma causa definida.

Entender se você precisa de um psicólogo envolve vários fatores, como suas experiências pessoais, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Mesmo se você não estiver enfrentando uma crise específica, a terapia pode ser benéfica para explorar questões pessoais, desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis, promover o autoconhecimento e alcançar o crescimento pessoal.

A frequência das sessões deve ser adaptada às necessidades individuais do paciente. O fonoaudiólogo avaliará a situação específica e determinará a frequência mais eficaz para alcançar os melhores resultados.